10. Entrevista de Certificação (Recertificação)

A entrevista de certificação é obrigatória para os Candidatos aos níveis IPMA-C, IPMA-B e IPMA-A e é constituída:

  • Pela discussão do projeto apresentado (IPMA-C); ou 
  • Do relatório de projeto complexo ou programa apresentado (IPMA-B); ou 
  • Do relatório de gestão do portfólio ou programas (IPMA-A).

É feito com o Comitê de Certificação (banca constituída por dois Assessores e outro(s) Assessor(s) Observadores. 

Aconselha-se que o Candidato leve um exemplar do Relatório ou documentos e evidências que considerar relevante para consulta durante a entrevista onde serão indagados a ilustrar suas respostas apresentando exemplos ou documentos adicionais ao relatório (ex. handbook, status report, anuários etc). 

Tabela 10.1

Tabela 10.1


Após a entrevista, em sendo aprovado, o Candidato será recomendado pelos Assessors à sua titulação obtida, que poderá ser uma das titulações abaixo:


IPMA Level C – Certified Project Manager 

IPMA Level B – Certified Senior Project Management 

IPMA Level A – Certified Project Director

O Candidato será notificado do resultado da avaliação, mas não será revelada qual sua classificação. Caberá apenas à IPMA ou ao CIC-IPMABR comunicar a sua aprovação ou sua reprovação.

Em caso de reprovação para o nível a que se Candidatou, mediante indicação dos Assessors, poderá ser proposta a certificação em outro nível mediante as seguintes condições:

  • Um Candidato à IPMA-C que reprove na fase etapa workshop ou entrevista obterá o nível D se houver reunidas as condições (aprovação no exame de certificação) para esse nível.
  •  A um Candidato à IPMA-B, que não demonstre as competências necessárias para o nível, pode ser proposta a certificação nível C. Neste caso, será necessário realizar, no ciclo seguinte e não superior a um ano, o exame de certificação e obter aprovação no mesmo. As etapas subsequentes serão consideradas realizadas.
  •  A um Candidato IPMA-A, que não demonstre as competências necessárias para o nível, pode ser proposta a certificação nível B se para isto estiver habilitado. Neste caso a atribuição do nível proposto pelos Assessors não obriga à realização de provas adicionais, bastando que o Candidato concorde.

Ao final do processo, independentemente da sua aprovação, o Candidato recebe plano de desenvolvimento e orientação para um futuro desenvolvimento nos Elementos de Competência.

10.1. Como é feita a entrevista?

A entrevista é feita utilizando-se do Relatório do Projeto (RDP) submetido pelo Candidato.

Num modelo similar à uma banca, ou seja, dois Assessors qualificados são nomeados e Assessors observadores podem também estar presentes.

Na entrevista são feitas perguntas ao Candidato sobre a forma com a qual gerenciou o projeto do proposto no Relatório entregue e outras perguntas que os Assessors acharem necessárias para levar a cabo a compreensão sobre o profissional que se candidatou. Pode ainda questionar as evidências apresentadas.

As questões são feitas previa e separadamente por cada Assessor e ao final uma pontuaçao é consensado pelos Assessors que indicam (ou não) o nome do Candidato ao Presidente do CIC-IPMA Brasil que, com as evidências, acata ou não a indicação.


Tópicos principais:


Esta versão suplanta e revoga quaisquer versões e condições anteriores.

Atualizado: 2015-08-29