Requisitos IPMA Level A



IPMA Level A - Certified Projects Director

Responsabilidades

Deve ser capaz de dirigir um importante portfólio de projetos ou um programa complexo, com recursos, metodologias e ferramentas correspondentes.  Para assumir esta responsabilidade é necessário um elevado nível de experiência e conhecimento.



Papéis típicos (referência apenas)

Diretor, Gerente Sênior ou Gerente de Portfólios ou Programas, Vice Presidente, VP de Operações. Diretor ou Gerente Sênior de Ativos ou de Unidades de Negócio.



Deve ter tido nos últimos 8 (oito) anos, pelo menos 5 (cinco) anos de experiência na área de gestão de portfólio de projetos (carteira de projetos) ou gestão de programa de projetos de estratégia relevante, e nos quais 3 (três) tenham sido em cargo/função de liderança responsável por portfólio ou programas complexos (requisito de entrada) e adicionalmente 2 (dois) anos de experiência em gestão de projetos (requisito de entrada). O tempo de 8 (oito) anos pode ser prorrogado até 12 (doze) anos, com a devida justificativa.

Requisito de admissão

Deve possuir capacidade para gerir portfólios e programas

Competência-chave

É responsável pelo gerenciamento de um portfólio importante de uma organização, de uma unidade ou pelo gerenciamento de um ou vários programas

Requisitos adicionais

 

Contribui para o gerenciamento estratégico e apresenta propostas à alta gerência. Desenvolve profissionais de gerenciamento de projetos e apoia o desenvolvimento de gestores de projetos

Desenvolve e implementa requisitos, processos, métodos, técnicas, ferramentas, manuais e regulamentos de gerenciamento de projetos


Este profissional deve ser capaz de gerenciar portfólios ou programas complexos (competência central).

·       É responsável¹ por todos os aspectos da gestão de portfólios e programas complexos de uma organização, uma unidade de negócios ou pela gestão de um programa importante dentro a organização.

·       Contribui para a estratégia e faz propostas à alta administração.

·       Desenvolve e realiza coaching nos gerentes de projetos e pessoal envolvido para aprimorar as suas competências em GP.

·       Dirige os gerentes de projeto e membros da equipe do portfólio ou programa.

·       Tenha um papel de liderança ou direção no desenvolvimento de competências do Gerente de Projetos e de infraestrutura (isto é, processos, métodos, técnicas, ferramentas, manuais, orientações para um programa ou de carteira).

Um portfólio contém vários projetos que são aceitos, priorizados, coordenados, supervisionados e controlados em conjunto por uma autoridade (um diretor de projetos ou um comitê executivo). Estes projetos contribuem para o desenvolvimento estratégico e resultados operacionais de uma organização. Exemplos de portfólios são: todos os projetos de grande cliente de uma divisão, todos os projetos de TIC interna de uma organização, todos os projetos de uma organização sem fins lucrativos, todos os projetos de construção de uma cidade. Normalmente, um portfólio é projetado para permanecer como uma parte permanente da organização, mesmo que projetos continuem sendo iniciados ou finalizados.

Um programa é uma série de específica, empreendimentos inter-relacionados (projetos e atividades adicionais) nas quais juntas, alcançam um ou vários objetivos dentro de uma estratégia global. Exemplos de programas são: a inovação de uma vasta gama de produtos, uma campanha nacional contra a toxicodependência, um sistema de transporte da campanha de redução de ruído, ou a padronização das informações de uma área complexa do conhecimento. Após um determinado período de tempo, o programa deve ser entregue concluído em sua totalidade e com resultados que estejam em conformidade com a estratégia e o programa que foi finalizado.

Os principais critérios de complexidade para um portfólio ou programa, são:

·       Número, variedade, importância e complexidade dos projetos ativos no programa ou portfólio e o número de gerentes de projeto dirigidos.

·       Propostas para a alta administração para tomada de decisão e suas próprias decisões.

·       Seleção e desenvolvimento dos requisitos de gerenciamento de projetos, processos, métodos, técnicas, de ferramentas, regulamentações e diretrizes da organização.

·       Influência sobre a seleção, formação e alocação de gerentes de projeto.

Coordenação de todos os projetos de seus portfólios ou programas e com aderência estratégica.


Outras considerações:

Neste papel a ênfase não é no projeto e sim, no portfólio completo ou no programa com projetos executados ao mesmo tempo. O gerenciamento por projetos é um conceito básico da gestão de uma organização especialmente orientada a projetos. A gestão por projetos também encoraja a troca de experiências entre profissionais de áreas como gerenciamento de requisitos, de processos, métodos, técnicas e ferramentas, o que auxilia o desenvolvimento dos profissionais de gestão de projetos e melhora a qualidade dos projetos. A gestão por projetos compreende a gestão de portfólio, o gerenciamento de múltiplos projetos, de programas, bem como do escritório de projetos. 

Os requisitos fundamentais para a candidatura no IPMA Level A, gestão de portfólios ou programas são que:
  • o candidato seja/tenha sido responsável pelo gerenciamento de um portfólio ou programa que contenha um grupo de projetos importantes para a organização;
  • o candidato faça/tenha feito propostas à alta administração para decisão (ou, quando apropriado, decide ele próprio) relacionadas com recursos, prioridades, continuidade, interrupções ou encerramento de projetos de seu programa ou portfólio;
  • o candidato seja/tenha sido responsável pela seleção e pelo desenvolvimento contínuo das necessidades de gerenciamento de projetos, processos, métodos, técnicas, ferramentas e regulamentos na organização, assim como pela implementação do gerenciamento de projetos em geral, no seu conjunto de projetos;
  • o candidato coordene/tenha coordenado e influencie/tenha influenciado (ou responsável) a seleção, formação e contratação de gerentes de projeto, assim como seu desempenho na avaliação e remuneração;
  • o candidato seja/tenha sido responsável pela coordenação de todos os projetos do seu portfólio ou programa, assegurando a sua conformidade com a estratégia do negócio/organização, assim como por estabelecer mecanismos de controle e reporte no seu conjunto de projetos.
O portfólio ou programa deve ser suficientemente importante para evidenciar um gerenciamento competente. Os parâmetros importantes que devem ser levados em consideração são:
  • o tempo que o candidato dedica ao portfólio ou programa;
  • o número de projetos ativos;
  • diferentes tipos e dimensões dos projetos;
  • complexidade dos projetos;
  • número de projetos geridos e dimensão da unidade organizacional gerida;
  • montante anual investido no portfólio ou programa. 
A complexidade dos projetos é utilizada para definir a fronteira entre IPMA Level C e IPMA Level B. Um projeto complexo compreende os seguintes critérios:
  • um número considerável de subsistemas/subprojetos e elementos inter-relacionados deve ser levado em conta dentro das estruturas de um projeto complexo e na relação com o seu contexto organizacional;
  • as várias organizações envolvidas no projeto e/ou diferentes unidades de uma única organização podem se beneficiar de um projeto complexo ou prover recursos para o mesmo;
  • em um projeto complexo estão envolvidas diferentes disciplinas;
  • o gestor de um projeto complexo envolve diferentes fases, muitas vezes sobrepostas;
  • muitos dos métodos, técnicas e ferramentas de gerenciamento de projetos disponíveis são aplicados no gerenciamento de projetos complexos. Na prática isso representa a aplicação de mais de 60% dos elementos de competência. 
Se chegou até este ponto e está convencido de que este é o nível adequado para se candidatar, e entendeu as premissas e requisitos da certificação nos itens anteriores deste manual, você pode avançar.


Atenção
Este Manual "on-line" do Candidato à Certificação de Profissionais Gerentes de Projetos" é, no seu todo e em cada item, parte integrante do processo ao ciclo de Certificação, ao prosseguir o Candidato aceita que o leu e entendeu requisitos, regras e critérios para ser aceito.

Desejamos um ótimo desempenho e boa sorte.

Atualizado: 2016-02-26