Requisitos IPMA Level B


IPMA Level B - Certified Senior Project Manager

Responsabilidades

Capaz de gerir um projeto complexo, ou programa onde projetos e sub-projetos são comuns, isto é, o   gestor do projeto gere gestores de subprojetos e não diretamente as equipes.


Papéis típicos (referência apenas)

Gerente Sênior ou Gerente de Programa ou Projeto Complexos, Vice Presidente, VP de Operações, Gerente de Unidade de Negócio.



Deve ter tido nos últimos 8 (oito) anos, pelo menos 5 (cinco) anos de experiência na área de gestão de projeto, nos quais 3 (três) tenham sido em cargo/função de liderança responsável¹ por projetos complexos (requisito de entrada). O tempo de 8 (oito) anos pode ser prorrogado até 12 (doze) anos, com a devida justificativa.

Requisito de admissão

Capacidade para gerir projetos complexos

Competência-chave

É responsável por todos os elementos de competência de um projeto complexo

Requisitos adicionais

 

Tem funções de gerenciamento de equipe numerosa em projeto complexo

Utiliza processos, métodos, técnicas e ferramentas de gerenciamento de projetos adequados


Ele deve ser capaz de gerenciar projetos complexos (competência central).

·       É responsável por todos os aspectos de gerenciamento de projetos complexos e de todos os elementos de competência (ver NCB).

·       Gerencia uma equipe de gerente de projetos grande e lidera gerentes de subprojetos.

·       Utiliza processos de gestão de projetos adequados, métodos, técnicas e ferramentas.


A complexidade dos projetos propostos que serão avaliados segundo os seguintes critérios:

·       Objetivos, avaliação de resultados.

·       Partes interessadas, integração.

·       Contexto cultural e social.

·       Grau de inovação, as condições gerais.

·       Estrutura do projeto, a demanda por coordenação.

·       Organização do Projeto

·       Liderança, trabalho em equipe, decisões.

·       Recursos, incluindo o financiamento.

·       Riscos e oportunidades.

Métodos de gerenciamento de projetos, ferramentas e técnicas.


Outras consideerações:

Todos os critérios estão relacionados com o gerenciamento de projetos. Um projeto de pesquisa pode ser um trabalho desafiador e complexo em termos de conteúdo. No entanto o gerenciamento deste projeto pode ter uma complexidade limitada. Não é necessário ou suficiente que o projeto seja grande (em termos de escopo ou custo) para ser complexo. A ordem de magnitude é meramente um indicador de complexidade. Um projeto pode ter natureza de gerenciamento complexo, mas o candidato, na realidade, não o gerenciou como um projeto complexo. Desta forma, a evidência de complexidade do projeto, fornecida no relatório de projeto, não é suficiente para justificar que lhe seja atribuída uma certificação IPMA Level B.

Explicações específicas dos critérios enunciados:
  • o gerenciamento de um grande número de interfaces é típico em um projeto complexo, assim como um número de subprojetos que não são geridos pelo gerente sênior de todo o projeto, mas pelos seus gerentes de sub-projetos;
  • em projetos de limitada complexidade, o gerente lidera diretamente os membros da equipe. Em projetos complexos, o gerente sênior lida com os gerentes dos subprojetos, grande número de indivíduos, diferentes unidades organizacionais e, por vezes, variadas organizações;
  • se todas as pessoas envolvidas no projeto são da mesma área de tecnologia, normalmente o projeto não é complexo. No entanto começa a ser complexo se o cliente é de uma área da organização distinta e/ou consultores externos têm um papel essencial no projeto;
  • em um projeto complexo os subprojetos podem estar em diferentes situações (fases do subprojeto). O gerente de projetos sênior não tem competência suficiente se for capaz de gerenciar apenas a fase conceitual, ou a fase de execução, ou alguns dos tipos de situações que sucedem (como crises). O gerente sênior certificado (IPMA Level B) deve demonstrar que é capaz de gerenciar diferentes fases e todos os tipos de situação de gerenciamento de projetos importantes;
  • num projeto complexo é normalmente útil a aplicação da maioria dos elementos de competência contidos no NCB v3. O candidato terá de demonstrar a aplicação de processos, métodos, técnicas e ferramentas relevantes desses elementos.
Se chegou até este ponto e está convencido de que este é o nível adequado para se candidatar, e entendeu as premissas e requisitos da certificação nos itens anteriores deste manual, você pode avançar.

Atenção
Este Manual "on-line" do Candidato à Certificação de Profissionais Gerentes de Projetos" é, no seu todo e em cada item, parte integrante do processo ao ciclo de Certificação, ao prosseguir o Candidato aceita que o leu e entendeu requisitos, regras e critérios para ser aceito.

Desejamos um ótimo desempenho e boa sorte.

Atualizado: 2016-02-26