5. Passo a passo da Candidatura


5.2. Condição de entrada
  • Ao formalizar a candidatura, o Candidato entende e aceita as normas e regulamentos;
  • Cada resultado só será divulgado para candidatos em dia com seus encargos;
  • Não haverá devoluções ou ressarcimentos sob quaisquer circunstâncias:
    • remarcações e apelos seguem tabela vigente no menu intestimentos e em caso de desistência ou reprovação no exame, o Candidato tem chance única de pleitear um novo exame e, em o fazendo, terá que realizá-lo dentro do período de um ano ou no ciclo subsequente. 
    • reclassificação: sendo o Candidato reclassificado para outro nível, o Candidato será solicitado a pagar a diferença a maior e não não será devolvida a diferença a menor.
5.3. Formalização

    Ao se inscrever no Ciclo e nível, o Candidato se submete a todos os regulamentos e condições estabelecidos pela IPMA Brasil e normas do CIC-IPMA Brasil e se compromete em disseminar e alavancar as melhores práticas do Gerenciamento de Projetos e da IPMA Brasil, apoiar e recomendar profissionais.

    5.5. Sobre a elegibilidade do Candidato

    A elegibilidade é ditada pelas condições estipuladas neste Manual e no Capítulo 3 do NCB (National Competence Baseline – Referencial Nacional de Competências) e detalhadas para cada nível no menu desta página.

    A aceitação para o nível D é bem simples, e a dos níveis A, B ou C depende da experiência do Candidato e da natureza e complexidade dos projetos que tenha gerenciado e suas evidências que deverão ser enviadas.

    A Certificação para Gerentes de Projetos ou Profissionais interessados no tema estão em conformidade com as normas estipuladas pelo CIC-IPMABR, com o NCB, NCRG, e validadas pelo CVMB da IPMA (International Project Management Association). Os critérios levam em conta alguns aspectos mostrado na figura:



    O CIC-IPMABR reserva-se no direito de, com base no parecer do(s) Assessor(s) e normas de certificação de: 

    a) não aceitar a candidatura quando não preencher os requisitos mínimos do nível pleiteado; ou 

    b) recomendar a candidatura para um nível distinto daquele pleiteado (um nível diferente).


    Esta versão suplanta e revoga quaisquer versões e condições anteriores.

    Atualizado: 2019-12-19